O ródio é um metal considerado nobre, pois pertence à família da platina. Seu nome vem da palavra grega rodon, que significa rosa.

Símbolo: Rh

Ponto de fusão: 1.966º C

Dureza: 5

Densidade: 12,4

O banho de ródio tem cor muito mais agradável do que a platina. Seu aspecto é excepcionalmente atrativo, sendo largamente utilizado para recobrir peças em prata, prateados, ouro, ligas de ouro branco, platina e em vários outros metais.Com alta resistência à corrosão e à oxidação, sua dureza evita o desgaste do metal.

Seu poder de reflexão é bom (78% a 85%), causando um impacto de muito brilho, porém seu custo é elevado pelo valor do metal e pela sua dificuldade de manipulação. Prepará-lo em eletrólito é o ideal para a aplicação feita em deposições. Mais caro do que a platina, seu custo compensa pela diferença de densidade relativa Rh=12,4 Pt= 21,4.

ANTES   

DEPOIS 

As aplicações do ródio variam desde uma película finíssima de depósitos a alguns microns de espessura, ou seja 2,5 milionésimos de cm de espessura. Antes de aplicá-lo é necessário uma limpeza completa na peça. Faça primeiro um polimento bem feito, e depois um tratamento de desengraxe. A seguir faça uma nova lavagem e, finalmente, uma aplicação correta de ródio até obter uma boa adsorção (penetração) do metal. Dessa forma, se obtém um depósito muito brilhante, com aderência perfeita, isento de manchas e outros defeitos. Ou seja, a jóia fica linda e com aparência de novinha em folha!

DICA IMPOPTANTE

Quando for vender uma peça rodinada, instrua seu vendedor para esclarecer o cliente quanto ao banho de ródio. Hoje em dia, o consumidor está bem informado e não gosta de ser enganado, nem de ser tratado como leigo. Fale claramente sobre todos os detalhes técnicos sobre o ródio (os detalhes dessa matéria), acrescentando a vantagem principal da jóia rodinada: depois que a moda de ouro branco passar, ele pode voltar em sua loja e mudar aquela peça para o ouro amarelo.