Sempre existiu um contrato não escrito obedecido tanto pelo varejista de jóias como pelo fornecedor ou fabricante de jóias, que poderia ser resumido em "Cada um na sua". Digo, existia, pois agora não existe mais nada.
A De Beers criou sua primeira loja nos USA, em agosto de 2006, depois de 50 anos fora dos USA por problemas e processos com o Governo Americano. A De Beers aproveitou a solução destes problemas para abrir suas lojas de luxo. Agora, inaugura sua 4a loja em Houston, com 700 m2 . As outras lojas ficam em Nova Iorque, Los Angeles, Las Vegas. Um punhal das costas dos varejistas de diamantes que sempre acreditaram na empresa.
A Alrosa, a maior mineradora de diamantes da Rússia, vai abrir uma cadeia de 50 lojas pelo mundo, começando por Moscou.
Leviev, a loja de jóias de luxo do gigante israelita Lev Leviev, abrirá em outubro na Madison Avenue de Nova Iorque com 62ª Street. Esta é a segunda loja de Leviev, a primeira foi na Bond Street em Londres em maio deste ano.
De fato, a De Beers fez história, Primeiro foi a De Beers que se juntou com a LVMH para fazer a sua DeBeers-LV, depois passou para a Alrosa, que quer abrir 50 lojas, só falta a Rio Tinto e BHP fazerem o mesmo para o quadro ficar completo e a tendência é essa.. Agora, a mania está passando para os atacadistas, embora isto não seja uma grande novidade, pois existem diversos.