POR QUE SE PERDEM VENDAS
Repetidamente se perdem vendas por descuidos ou indiferença da parte dos vendedores. Eis alguns dos motivos:
Desinteresse – Não mantenha conversação com um colega ou outro cliente enquanto atende alguém. Dispense ao cliente sua atenção completa. Expressões de desanimo, de devaneio, ou atitudes de “leve ou deixe” deixam a mercadoria por vender.
Engano – Se você mostra a mercadoria errada ou comete um engano no troco, reconheça-o e faça o cliente sentir que você verdadeiramente lamenta.
Parecer ansioso demais – Mostre aos clientes que você deseja servir aos interesses deles. A insistência excessiva e as táticas de alta pressão estão sujeitas a objeções dos clientes.
Menosprezar outras marcas – elogie a marca que você deseja vender. Não faça observações injustas a respeito da marca concorrente.
Argumentar – Jamais argumente com o cliente. Se parece que pode desenvolver-se um debate, desvie a conversação para outro assunto. Há pouco lucro em ganhar uma discussão e perde o cliente. Se o cliente faz uma declaração absurda, não ria nem argumente. Você pode zangar o cliente, e um cliente zangado é um cliente perdido.
Ser cansativo demais – Um dilúvio de palavras não faz muitas vendas. Algumas pessoas levam tempo para decidir-se, e o silencio no momento certo permite ao cliente pensar e decidir. Ser bom ouvinte muitas vezes realizam mais vendas do que ser um falador inveterado.
Falta de cortesia – Os vendedores descorteses raramente duram muito tempo num posto; perdem clientes em demasia.
Exibir favoritismo – Jamais atenda a seus amigos ou clientes prediletos antes de atender aos clientes que chegaram primeiro.
Ser apressado demais – Tome tempo para descobrir o que o cliente deseja e depois tome tempo para mostrar adequadamente a mercadoria.
Embaraçar o cliente – Nunca ria de uma pessoa que fala com sotaque estrangeiro, nem corrija uma pessoa que pronuncia mal as palavras ou nomes de produtos.
Dar impressão falsa da mercadoria – Jamais garanta quaisquer coisas ou faça quaisquer alegações a favor de produtos que não possam ser provadas com fatos.
Falta de informação do produto – Os vendedores que não se informam bem não podem esperar formar uma clientela firme para sua loja.
Desperdiçar tempo dos clientes – Quando o cliente está com pressa, termine a venda tão depressa quanto possível.
Intimidades demais – Tome uma atitude profissional. Seja sincero e amável, porém mantenha um toque de dignidade e formalidade em todos os contatos com o cliente. Jamais permita que a familiaridade se infiltre na conversação, pois geralmente é levada a mal.
Repetidamente se perdem vendas por descuidos ou indiferença da parte dos vendedores. Eis alguns dos motivos:
Desinteresse – Não mantenha conversação com um colega ou outro cliente enquanto atende alguém. Dispense ao cliente sua atenção completa. Expressões de desanimo, de devaneio, ou atitudes de “leve ou deixe” deixam a mercadoria por vender.
Engano – Se você mostra a mercadoria errada ou comete um engano no troco, reconheça-o e faça o cliente sentir que você verdadeiramente lamenta.
Parecer ansioso demais – Mostre aos clientes que você deseja servir aos interesses deles. A insistência excessiva e as táticas de alta pressão estão sujeitas a objeções dos clientes.
Menosprezar outras marcas – elogie a marca que você deseja vender. Não faça observações injustas a respeito da marca concorrente.
Argumentar – Jamais argumente com o cliente. Se parece que pode desenvolver-se um debate, desvie a conversação para outro assunto. Há pouco lucro em ganhar uma discussão e perde o cliente. Se o cliente faz uma declaração absurda, não ria nem argumente. Você pode zangar o cliente, e um cliente zangado é um cliente perdido.
Ser cansativo demais – Um dilúvio de palavras não faz muitas vendas. Algumas pessoas levam tempo para decidir-se, e o silencio no momento certo permite ao cliente pensar e decidir. Ser bom ouvinte muitas vezes realizam mais vendas do que ser um falador inveterado.
Falta de cortesia – Os vendedores descorteses raramente duram muito tempo num posto; perdem clientes em demasia.
Exibir favoritismo – Jamais atenda a seus amigos ou clientes prediletos antes de atender aos clientes que chegaram primeiro.
Ser apressado demais – Tome tempo para descobrir o que o cliente deseja e depois tome tempo para mostrar adequadamente a mercadoria.
Embaraçar o cliente – Nunca ria de uma pessoa que fala com sotaque estrangeiro, nem corrija uma pessoa que pronuncia mal as palavras ou nomes de produtos.
Dar impressão falsa da mercadoria – Jamais garanta quaisquer coisas ou faça quaisquer alegações a favor de produtos que não possam ser provadas com fatos.
Falta de informação do produto – Os vendedores que não se informam bem não podem esperar formar uma clientela firme para sua loja.
Desperdiçar tempo dos clientes – Quando o cliente está com pressa, termine a venda tão depressa quanto possível.
Intimidades demais – Tome uma atitude profissional. Seja sincero e amável, porém mantenha um toque de dignidade e formalidade em todos os contatos com o cliente. Jamais permita que a familiaridade se infiltre na conversação, pois geralmente é levada a mal.