o ESTAMPARIA: Na estamparia, o formato da jóia é traçado e cortado sob o metal. A seguir, um artesão grava e molda o modelo da peça. Para os brincos, estampas diferentes são feitas para a parte da frente e a de trás. Através de uma máquina de laminar, a chapa é achatada, e o molde é colocado na máquina de estampar, cortando as peças no formato e tamanho desejados. Esse pedaço é cunhado com o molde sob pressão, e a jóia é montada.
o CORRENTARIA: Antigamente, as correntes eram feitas à mão e, por isso, costumavam ser grossas e desajeitadas. Só com a ajuda de máquinas especiais, é que passaram a ser mais delicadas. Semelhante ao tricô, as máquinas criam pontos simples ou elaborados, formando correntes de diferentes modelos. A seguir, basta cortá-las no comprimento desejado, soldar cada elo e dar um banho para realçar o seu brilho.
o FUNDIÇÃO POR CERA PERDIDA: A fundição por cera perdida é muito utilizada pelas fábricas de jóias, pois permite a criação de várias peças idênticas num período de tempo relativamente curto. Essa técnica funciona da seguinte forma: um criador de modelos talha uma jóia, que servirá para fazer uma fôrma de borracha para a produção de moldes de cera. Esse molde é agrupado no que chamamos de "árvore", que então é colocada dentro de um recipiente metálico, onde é colocado gesso, e levado a um forno ligado em alta temperatura. Depois que o gesso endurece, é feito um pequeno furo para que a cera derretida escorra, deixando nas cavidades internas do cilindro, o formato do molde da jóia. Só então o ouro ( em estado líquido ) é injetado dentro do molde. A seguir o gesso é dissolvido em uma lavagem a jato de água, revelando as jóias, que a partir daí, passam por um tratamento de polimento, cravação de gemas e acabamento.
o ELETROFORMAÇÃO: A eletroformação foi criada porque as mulheres, sempre quiseram usar peças grandes e de efeito, mas com absoluto conforto. Mas imagine, por exemplo, um par de brincos enormes, confeccionados de maneira tradicional. De certo, poucas pessoas suportariam o peso dessa jóia em suas orelhas. Com a eletroformação, é possível criar peças de ouro que tenham bastante volume visual, porém muito mais leves do que possam parecer. Como no processo de cera perdida, o primeiro passo desse processo é a criação de um modelo da peça num molde de borracha, que recebe cera quente, gerando assim várias réplicas em cera. A seguir, essas réplicas são recobertas com uma fina camada de uma solução metálica que conduz eletricidade. Quando essas réplicas são colocadas dentro de uma solução especial, o ouro ( cuja carga elétrica é oposta a da camada metálica ) é atraído para cima da cera. Então, é feito um pequeno furo em cada uma das jóias, para que assim que elas forem expostas ao calor, a cera derreta e saia pelos orifícios.
TIPOS DE ACABAMENTO
Para criar jóias cada vez mais bonitas e originais, os joalheiros não páram de inventar novas técnicas. Você já deve ter percebido que muitas peças atualmente têm recebido acabamentos diferenciados, que dão efeitos altamente especiais, valorizando ainda mais as jóias. Esses acabamentos trabalham principalmente a textura do ouro, acrescentando relevos e saliências que fazem toda a diferença.
As principais técnicas de acabamento.
o Uma jóia pode ser altamente polida, ou seja, ser extremamente lisa, ou ainda receber um acabamento acetinado, que apresenta uma superfície lisa, mas com uma certa saliência.
o Outro efeito muito conhecido e apreciado pelo público feminino é o da peça fosca , obtido através de um processo especial.
o A diamantação, como o próprio nome sugere, dá a impressão de que a peça tem vários diamantes, quando na verdade não tem nenhum. Esse efeito é criado a partir de uma ferramenta com ponta de diamante multifacetado.
o Já a filigrana e a granulação, técnicas conhecidas há séculos, são ainda usadas para dar volume e um tratamento diferenciado à jóia.
o Também está em alta a superfície florentina, aquela que apresenta fortes linhas paralelas e buriladas com outras marcas transversais mais leves.
o Já ao se utilizar um processo mecânico ou químico para remover uma camada uniforme de metal, cria-se a jóia chamada gravada.
o Há também o acabamento escovado, criado a partir da aplicação de uma série de escovas na superfície da jóia.
o E o efeito martelado, que recebe marteladas diretas na própria jóia.