Os corais de cores brancas, negras, azuis também são trabalhados; os corais brancos, da mesma forma que os vermelhos, são compostos por carbonato de cálcio; por outro lado, os negros e os azuis são compostos por uma substância córnea orgânica (densidade 1,34-1,46). Os corais negros podem chegar até 3 me de altura. Os corais são sensíveis ao calor, ácidos e banhos quentes; a cor pode empalidecer com o uso.
Os corais podem ser encontrados nas costas do Mediterrâneo ocidental, no golfo de Biscaya, nas Canárias e no Japão.
Os corais negros são encontrados na Malásia, Austrália e Mar Vermelho.
Quando eles são trazidos à superfície, as partes moles são retiradas, sendo as demais partes classificadas. O principal centro comercial do coral é a Torre del Greco, ao sul de Nápoles (Itália). Recentemente, tem-se também importado corais do Japão, Austrália e Havaí.
O coral é trabalhado com serra, faca, lima e verruma; raramente é lapidado e polido. Utilização: como bolas para colares e pulseiras. Os pedações de forma alongada são perfurados longitudinalmente sendo utilizados para colares. O coral também é usado em forma de cabochão, na arte industrial e em esculturas. Existem muitas imitações dele em vidro, corno, borracha, ossos e plástico.